quinta-feira, 26 de maio de 2011

O vencedor

Respirava ofegante,estava em desvantagem,por baixo,não conseguia encaixar a guarda,e lhe restavam 30 segundos para tentar raspar e quem sabe assim ganhar alguns pontos.Não conseguiu. 
Desanimou-se,mas não desistiu.
De tantas as vezes que a vida lhe coloca para baixo,se desistires na primeira vez,o que você prefere ser,guerreiro por ter tentado uma vez ou fracasso por estar acabado ?
Muitas vezes a segunda opção pode ser atraente,é muito mais fácil desistir e fazer-se de vítima,ser paparicado e feito por coitado.Ontem assisti um filme,"O vencedor" o que me fez ter vontade de escrever sobre isso,determinação.Vou procurar a sinopse,claro que no Google e publica-la aqui: 

-
Sinopse

1993. Dicky Ecklund (Christian Bale) teve seu auge ao enfrentar o campeão mundial Sugar Ray Leonard em uma luta de boxe, colocando a pequena cidade de Lowell no mapa. Até hoje ele vive desta fama, apesar de ter desperdiçado a carreira devido às drogas. Micky Ward (Mark Wahlberg), seu irmão, tenta agora a sorte no mundo do boxe, sendo treinado por Dicky e empresariado por Alice (Melissa Leo), sua mãe. Só que a família sempre o coloca em segundo plano em relação a Dicky, o que impede que Micky consiga ascender no esporte. A situação muda quando ele passa a namorar Charlene Fleming (Amy Adams), que o incentiva a deixar a influência familiar e tratar a carreira de forma mais profissional.
-
                                                                                                                                                     
O que mais me chamou a atenção na história foi a determinação de Micky,ele nunca desistiu do que sabia que era capaz,mesmo que muitas vezes todos o julgassem como seu irmão,um drogado.Esse irmão,destruiu a vida no mundo do crack e só se deu conta disso quando gravaram um filme sobre seu vicio e quando preso ele assistiu as cenas,e quando em uma delas aparece seu filho,ele se emociona e decide então mudar seu destino.Mesmo ele mudando e também sendo o real vencedor da história do filme,o que mais me chamou a atenção não foi o fato dele sair das drogas,para mim ele não foi o protagonista do filme,quem foi,foi o Micky,e não porque ele ganhou o titulo mundial mas sim porque ele não deixou-se abater.
Sei que parece não ter muito haver com o tema que comecei a relatar no início do texto,determinação,mas pare e pense,se você tem um irmão viciado,que só faz merdas,a sociedade lhe critica e o coloca como igual a ele mesmo você não sendo,sua família não te ''rejeita'' mas também não te acolhe como o acolhe,você tem uma filha que ama e não pode vê-la, e enfim,você não se dá bem na vida como seu irmão viciado e acabado se dá,não seria esse um motivo grande para simplesmente desistir de tudo ? Desistir de estar do lado de sua família,e simplesmente viver uma nova vida.Seria.Se ele fosse um fracassado e não um vencedor ! Porém ele é um vencedor,que a todo instante mostra que ama a família e acredita naquilo que sabe que é capaz de conseguir.
Então,mesmo eu começando o texto relatando cenas de jiu jitsu e terminando com cenas de filme de boxe,o fato é que,no jogo da vida,seja um vencedor,você merece isso e com certeza também é capaz.

A junção da oposição

Brasileiros,cidadãos estes que politicamente pode-se dizer que dividem-se entre direita,lado conservador,e esquerda,lado progressista.Justamente por um defender o progresso social e o outro buscar reacionar a sociedade,pensa-se que são lados totalmente contrários,certo ?
Errado !                                                                                                        
Hoje,gráficos demonstram valores que já julgam suas idéias na mesma proporção.Indicies de pesquisas sobre aborto,pena de morte e maioridade penal demonstram que a diferença entre opiniões chega no máximo a 4 pontos no gráfico,isso quando ambos julgam que o aborto poderia ser liberado em outros casos perante a lei.

O amor de cujo aos estudos

Fernando Gonsales,típico criador de tiras humorísticas que sob esse humor deixa entrelaçado críticas sobre o cotidiano dos estudante4s.
Um de seus personagens é Benedito Cujo,este é um garoto que está se dedicando inteiramente ao colégio,nota-se isso em uma de suas tiras que ele evidência trair sua namorada pela Martamatica,Fifísica e Isabela Períódica.
Gonsales usa de termos específicas como "Isabela Periódica" para assim trazer humor e diversão para assuntos sérios na vida dos adolescentes,como estudo e vestibular.

Os verdadeiros ladrões

"Não ao crime","basta de assaltos","não a violência",enfim 'n' exemplos de frases revolucionarias que estão sendo apresentadas na charge de Angeli,publicada pela Folha de SP em 2000.
Cidadãos revoltados,fazendo uma passeata com a idéia de acabar com o roubo.,as quem seriam os maiores ladrões ?
Vivemos em um mundo de taxas ,juros e impostos,aonde tudo isso torna-se um assalto sem arma de fogo,a charge mesmo detalha este fato,mostrando os banqueiros fumando um charuto e curtindo a manifestação sem se estressar e fingindo que eles não tem nada haver com o assunto.

terça-feira, 24 de maio de 2011

O grito pelo medo

O doc. 2,o grito do Ipiranga de Victor Meireles,baseia-se diretamente no Doc. 1, Independência ou Morte! Pedro Américo, 1888 - Museu Paulista,fazendo deste uma releitura criticando o quanto o Brasil é sempre um figurante na sua própria história,pois afinal nunca passamos de um pivô econômico para Portugal dar-se bem.
            O fato principal que pode se relatar nas duas imagens e no vídeo do Doc 3, Independência ou Morte dirigido por Carlos Coimbra - 1972,é justamente o grito de Dom Pedro “independência ou morte”pois,era justamente a morte que o esperava em Portugal,caso voltasse a sua terra estava sendo esperado para tornar-se prisioneiro então seria muito mais fácil instalar-se no Brasil e ainda por cima fazer-se,teoricamente,herói,porque afinal ele fez de 1822 "um ano histórico",mesmo que a independência nem tenha acontecido realmente naquele exato momento de euforia e medo.
         Logo,a independência além de não trazer a real liberdade brasileira,pois o Brasil somente se desligou de Portugal economicamente em 1831,fez-se então de uma nação teórica pois na pratica até chegar-se em 1831 demorou-se 9 anos,e durante quase uma década mesmo sendo independente essa independência era exatamente vivida somente na mente daqueles que a almejavam .

terça-feira, 17 de maio de 2011

A procura de água que encontra-se na bermuda de seu velho piajama

Em um deserto,ele caminhava,era cedo e o frio da noite congelante estava vindo a ser amenizado pelo calor infernal que ali teria após o meio dia.Caminhava,pensava e morria de sede,em busca de água começa a delirar,imaginar coisas,como se Satanás estivesse a o tentar como tentou Jesus em seus quarenta dias e quarenta noites,imagens delirantes,sonhos irresponsáveis,loucura e loucura...E a água ? Esta ele não encontrara.Então,seu corpo frágil e complexo já não havia mais nutrientes,não havia mais reserva de água,pouco sobrara além de seus ossos,logo deitou-se e passou a dormir solitariamente.O sol era quente como uma panela sob um fogão aonde esta está a borbulhar loucamente,ele mexe-se de uma lado para o outro enchendo-se de areia,como se estivesse deliciando de um tecido de seda.Acorda,encontra-se na verdade molhado,na verdade era tudo realmente um sonho,ou quem sabe um pesadelo,aonde este garoto de 12 anos acabara de acordar para ir para escola,detalhe molhado de xixi.

Fim..

Um bom intervalo,uma boba postagem,um texto breve,uma boa boiada para assim então relembrar que tenho um blog !