terça-feira, 24 de maio de 2011

O grito pelo medo

O doc. 2,o grito do Ipiranga de Victor Meireles,baseia-se diretamente no Doc. 1, Independência ou Morte! Pedro Américo, 1888 - Museu Paulista,fazendo deste uma releitura criticando o quanto o Brasil é sempre um figurante na sua própria história,pois afinal nunca passamos de um pivô econômico para Portugal dar-se bem.
            O fato principal que pode se relatar nas duas imagens e no vídeo do Doc 3, Independência ou Morte dirigido por Carlos Coimbra - 1972,é justamente o grito de Dom Pedro “independência ou morte”pois,era justamente a morte que o esperava em Portugal,caso voltasse a sua terra estava sendo esperado para tornar-se prisioneiro então seria muito mais fácil instalar-se no Brasil e ainda por cima fazer-se,teoricamente,herói,porque afinal ele fez de 1822 "um ano histórico",mesmo que a independência nem tenha acontecido realmente naquele exato momento de euforia e medo.
         Logo,a independência além de não trazer a real liberdade brasileira,pois o Brasil somente se desligou de Portugal economicamente em 1831,fez-se então de uma nação teórica pois na pratica até chegar-se em 1831 demorou-se 9 anos,e durante quase uma década mesmo sendo independente essa independência era exatamente vivida somente na mente daqueles que a almejavam .

Nenhum comentário:

Postar um comentário